On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:
Linguística textual é um ramo relativamente novo da linguística, que se relaciona estreitamente com a análise do discurso, da qual é frequentemente usada como sinônimo, e cujo objeto de estudo é o texto.
Surge na Europa, mais especificamente na Alemanha, na década de 1960, como resultado de inquietações em torno das perspectivas teórico-metodológicas até então adotadas para a análise de frases e textos. Seu desenvolvimento, como lembra Bentes (2006, p. 246), não foi homogéneo, mas, de uma forma geral, podem-se distinguir três fases com preocupações teóricas bastante diversas entre si:
De acordo com o artigo de Ananias Agostinho da Silva, linguística textual é um ramo recente da ciência que possue o texto como unidade de análise específica e completa de manifestação da linguagem, se dividindo em três momentos; estudar as relações existentes entre enunciados em sequência, a distinção entre um texto coerente e um aglomerado de frases sem ligação e a compreensão do texto. Esses estudos possuem o objetivos de compreender a produção, construção e recepção de textos orais ou textuais.